A essência do Ser

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Quando a tradição chama por nós...

É bonito de ver quando as tradições juntam as populações ou um grupo de pessoas em que todas têm o mesmo objectivo, o de manter vivas as tradições das suas aldeias.
O Natal é uma época recheada de tradições, gastronómicas( o bacalhau,etc..) entre outras.
Na minha pequena aldeia,entre muitas outras,existe a tradição da fogueira de Natal, como em muitas outras, mas um pouco diferente de algumas que conheço, pois na minha aldeia a fogueira é feita a volta de um pinheiro.

( pinheiro com 14 metros de altura)

Uma semana antes do Natal junta-se um grupo de Homens, e ao final da noite "rouba-se" um pinheiro, de um pinhal, o qual é transportado pelo grupo, às costas. Depois quando se chega ao sitio da fogueira o pinheiro é enterrado e uns dias depois vai-se juntando a lenha em redor do mesmo.

Na noite de consoada, dia 24 de Dezembro, umas horas depois do jantar é acendida a fogueira, e a população junta-se em redor da mesma durante a noite dentro aproveitando para por a conversa em dia,esperando pelo momento em que as chamas conseguem fazer que a cruta do pinheiro arda e mais tarde o mesmo acabe por cair, criando-se um momento de convivência entre a população.